Utilização da máquina pascal
A máquina pascal.iseg.ulisboa.pt é o "name server" secundário da Escola, "mail server" secundário e "proxy server". Para além destas funções, tem também servido como repositório de informação variada dos docentes e centros de investigação. Estas últimas funções implicam acesso interativo à máquina por parte dos utilizadores.

O ISEG tem vindo a melhorar a segurança dos seus sistemas. As "boas práticas" de segurança recomendam que não exista acesso interativo a máquinas que desempenham funções críticas, como por exemplo "name servers".

A partir de 31 de Dezembro, o pascal deixará de conter informação pessoal e de aceitar acessos interativos ou a páginas WEB. Até lá, os docentes, funcionários e Centros de Investigação com informação armazenada nesta máquina deverão proceder à sua salvaguarda. As soluções aconselhadas para cada tipo de acessos são:
Ficheiros: deverão ser retirados para as máquinas pessoais. Páginas pessoais de docentes: deverão ser criadas no Aquila. Existe a possibilidade de se criar um redirecionamento temporário.
Páginas de Centros de Investigação: deverão ser migradas para a máquina que está à disposição dos centros de investigação: (centro.rc.iseg.ulisboa.pt). Devem contactar a DSI no sentido de se criar um redirecionamento temporário.
Outros: deverão contactar a DSI para se estudar uma solução.

Email dirigido a nome@iseg.utl.pt
Passaram 5 anos desde que a UTL deixou de existir. Até aqui temos continuado a aceitar email dirigido ao domínio antigo. Tem-se verificado que a maior parte dos emails para os endereços antigos é SPAM, embora ainda existam alguns emails legítimos. Pedimos a todos os utilizadores que continuam a receber email dirigido ao endereço antigo, que informem os remetentes que devem atualizar a sua lista de endereços. Deverão verificar os registos que têm em revistas científicas, bancos, seguradores, etc. O domínio antigo será descontinuado a 28 de Fevereiro de 2019.

Raúl Brás
Direção de Sistemas de Informação