http://www.iseg.ulisboa.pt

Brevemente, as passwords com mais de 3 meses irão expirar

Como é do conhecimento geral, o ISEG tem vindo a tomar algumas ações no sentido de aumentar a segurança no acesso aos sistemas informáticos.
Neste contexto, seguindo as recomendações internacionais de cibersegurança, as passwords de acesso aos sistemas irão ter duração temporal limitada – no caso do ISEG irão expirar ao fim de um ano após cada alteração
.
Relembra-se que existem 2 serviços de autenticação para os sistemas utilizados pelo ISEG:
  • Uma autenticação interna, gerida no ISEG, para os seguintes serviços:
    • Entrada nos PC’s do ISEG, exemplo salas de aula;
    • Acesso ao Aquila / Academ / sistema de impressão;
  • Uma autenticação Microsoft para o Office365:
    • Sistema de email Office365/Outlook;
    • Onedrive For Business / Teams / outros serviços Office365.

Quando altera a sua password através do Aquila (separador ”Pessoal” > “Password”) o sistema altera automaticamente as duas passwords (Interna ISEG e Office365). Se alterar a sua password fora do Aquila (ex. no Windows ou no Office365), esta sincronização não acontece.
 
Assim, informa-se que:
  1. Se alterou a sua password recentemente (nos últimos 3 meses) não precisará de tomar qualquer ação até um ano após essa alteração;
  2. Se não alterou a sua password recentemente (nos últimos 3 meses), a sua password irá expirar no prazo de 15 dias; Aconselhamos assim que altere desde já a sua password recorrendo ao Aquila, o que irá sincronizar as passwords interna e do Offica365, garantindo que só será forçado a nova alteração dentro de um ano;
  3. Se deixar a sua password expirar, poderá acontecer uma das seguintes situações:
  • Se fizer login no Aquila o sistema obrigará a que proceda à alteração da sua password;
  • Se fizer login num computador do ISEG (exemplo numa sala de aula) esse computador irá obrigar a alterar a sua password;
    • Atenção: Neste caso, a sua password de autenticação no ISEG será a nova password, mas a de acesso ao Office365 não será alterada, passando assim a ter passwords diferentes para acessos ISEG e para acesso ao Office365;
    • Se não fizer nenhuma destas alterações, deixará de ter acesso à eduroam, sistema de impressão ou Academ.

Aproveitamos para relembrar que as regras impostas pelo sistema para que a nova password seja aceite são as seguintes:
  • Não conter o nome da conta do utilizador ou partes do nome completo do utilizador que excedam dois caracteres consecutivos;
  • Ter entre 8 e 16 caracteres de comprimento;
  • Conter caracteres de três das seguintes quatro categorias:
    • Caracteres maiúsculos em inglês (“A” a “Z”);
    • Caracteres minúsculos ingleses (“a” a “z”);
    • Dígitos de Base 10 (“0” a “9”);
    • Caracteres não alfabéticos (por exemplo: ! $ # %).


Os endereços *.iseg.utl.pt irão deixar de funcionar

Recorda-se ainda que os endereços do tipo “*.iseg.utl.pt” deixarão de funcionar a partir de 28 de fevereiro de 2019, pelo que as mensagens enviadas para estes endereços recebidas a partir de 1 de março de 2019 serão rejeitadas pelo sistema, não sendo entregues ao destinatário.
 
Jesualdo Fernandes
Direção de Sistemas de Informação

ISEG - Lisbon School of Economics & Management
Universidade de Lisboa
dsi@iseg.ulisboa.pt